13 de Junho de 2024 - 09h:09

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Gol deve sair da recuperação judicial no começo de 2025, diz CEO da companhia

Assim que a Gol formalizar sua proposta de recuperação financeira, a corte americana precisa aprovar para poder finalizar o processo

Por: Melhores Destinos

A Gol já tem planos para concluir sua recuperação financeira e espera sair do Chapter 11 em janeiro do ano que vem, segundo o CEO da companhia aérea, Celso Ferrer.

 

Com uma dívida de mais de R$ 20 bilhões, a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos (Chapter 11) em janeiro deste ano. Esse é um processo normal que as empresas endividas utilizam para reestruturar suas finanças e negociar débitos com seus credores continuando com suas operações.

 

Em entrevista ao portal Panrotas, o CEO da Gol diz que o projeto de recuperação financeira está avançando e que a ideia é sair do Chapter 11 no início de 2025. “O plano de recuperação deve estar pronto no quarto trimestre deste ano e a previsão é sairmos do Chapter 11 no começo de 2025”, afirmou Celso Ferrer.

 

No plano já divulgado pela Gol, a empresa vê a necessidade de um aumento de capital através da nova emissão de ações no valor US$ 1,5 bilhão, além de outros US$ 2 bilhões para refinanciar suas dívidas. Assim que a Gol formalizar sua proposta de recuperação financeira, a corte americana precisa aprovar para poder finalizar o processo.

 

De acordo com Ferrer, a Gol não vai precisar fazer novos financiamentos ou aumentar sua dívida durante esse processo. “Essa é a beleza do nosso plano. O crescimento está projetado e as condições para isso já estão contempladas”, disse o CEO, apontando também que o plano da companhia é continuar independente, ou seja, a Gol não considera no momento nenhuma venda ou fusão.

 

Apesar disso, a Gol fechou recentemente com a Azul um acordo para o compartilhamento de voos (codeshare) e de integração de seus programas de fidelidade. E a sua controladora, o Grupo Abra, já tem conversado com a Azul para “explorar oportunidades”.

 

“A Azul nos traz capilaridade, pois tem mais destinos. E a gente oferece os voos de grandes capitais, onde somos fortes. Com a Latam temos 90% de sobreposição da malha. Com a Azul não, o que garante equilíbrio de benefícios no acordo”, explicou o diretor da Gol.

 

Outro caso de Chapter 11
Quem vê de fora pode nem perceber que a Gol vive um momento delicado, ainda mais que ela acabou de anunciar duas novas rotas internacionais: de São Paulo para Aruba e de São Paulo para San José, na Costa Rica. Além disso, ela aguarda outras 11 aeronaves 737 da Boeing ainda esse ano, para renovar sua frota.

 

Se conseguir sair do Chapter 11 em janeiro, o processo terá sido realmente rápido. A Latam passou por um processo parecido e entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos em 2020 por conta da pandemia. Apenas no fim de 2022, após longos 30 meses, a companhia conseguiu encerrar o processo de reestruturação de sua dívida com a proteção judicial.

 

Imagem: Freepik

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