22 de Junho de 2018 - 13h:17

Tamanho do texto A - A+

Grécia 'vira a página' após acordo com zona do euro sobre sua dívida

Acordo entre os ministros das Finanças da Zona do Euro põe fim a oito anos de crise e inclui uma última reestruturação da dívida grega.

Por: France Presse

O governo grego "virou a página", após o acordo na noite de quinta-feira (22) entre os ministros das Finanças da Zona do Euro, que põe fim a oito anos de crise e inclui uma última reestruturação da dívida grega - declarou um porta-voz do governo de Atenas.

 

"A Grécia virou a página, e sua dívida agora é viável", afirmou o porta-voz Dimitris Tzanakopoulos. "Acredito que o povo grego possa sorrir, possa respirar de novo", completou. "É uma decisão histórica", disse Tzanakopoulos à televisão estatal TV ERT.

 

Os credores europeus da Grécia concordaram em reestruturar a elevada dívida do país e sua saída de uma odisseia de quase uma década de resgates. Continuarão atentos, porém, para vigiar o cumprimento dos compromissos.

 

Durante uma reunião do Eurogrupo em Luxemburgo e de quase seis horas de discussões sobre a Grécia, os 19 ministros das Finanças da Zona do Euro conseguiram entrar em um acordo sobre como aliviar a dívida grega (cerca de 180% do PIB), de olho em seu retorno para os mercados a partir de 20 de agosto.

 

Em 2010, a Grécia, que esteve perto de sair do euro cinco anos depois, não pôde continuar buscando recursos nos mercados internacionais e teve de recorrer ao financiamento de seus sócios europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em troca de um duro plano de austeridade.

 

A crise financeira mundial de 2008 se transformou em uma crise da dívida no bloco europeu, que afetou especialmente os países do sul da Europa, como Grécia, Chipre, Espanha, ou Portugal. Suas consequências são sentidas até hoje.

VOLTAR IMPRIMIR