03 de Julho de 2009 - 12h:21

Tamanho do texto A - A+

Lacuna em Wall Street reduz liquidez, em sessão negativa para mercados globais

Por: Yahoo Notícias

Sentindo a ausência dos negócios em Wall Street, os principais mercados no exterior operam no campo negativo, o que deve dificultar a abertura dos negócios em ambiente doméstico nesta sexta-feira (3).

Com os mercados nos EUA fechados em antecipação ao feriado da independência, o cenário europeu é posto em evidência neste dia, em que seus principais índices acionários são pressionados pela divulgação de indicadores negativos sobre as vendas no varejo da zona do euro e o setor de serviços.

Também o desempenho negativo das commodities afeta os mercados, em um dia carente de destaques corporativos de maior relevância. Internamente, ganha importância a divulgação de saldo estrangeiro negativo de R$ 1,09 bilhão

Na avaliação de Miriam Tavares, diretora de câmbio da AGK Corretora, "os mercados financeiros devem ter um dia de liquidez reduzida, o que deve fazer com que os preços dos ativos financeiros registrem uma maior volatilidade".

Noticiário corporativo

O Google está sob investigação de autoridades norte-americanas em função de acordo recentemente sobre direitos autorais, cujo valor foi estipulado em US$ 125 milhões.

Ainda nos Estados Unidos, a corte que julga o pedido de recuperação judicial da General Motors encerrou as audiências relativas ao caso e prepara-se para anunciar o veredito - cuja data ainda não foi revelada.

Perspectivas

Sem negócios nos mercados futuros nos EUA, as atenções voltam-se para o desempenho levemente negativo na Europa, após a divulgação da queda de 0,4% das vendas no varejo. O movimento desfavorece a abertura do mercado interno.

No último pregão, o Ibovespa fechou em queda de 1,01%, para 51.024 pontos. "Próximo a 51 mil pontos, o Ibovespa tenta se manter afastado da perigosa resistência de 49.100 pontos, um patamar básico para, se rompido, gerar perdas a curto prazo", avaliam analistas da corretora Ágora.

VOLTAR IMPRIMIR