09 de Novembro de 2009 - 09h:40

Tamanho do texto A - A+

Frigorífico prepara nova proposta antifalência

Grupo de Estrela d’Oeste precisa da aprovação de credores para evitar o fechamento

Por: Agência BOM DIA

Os diretores do frigorífico Estrela tem apenas mais quatro dias para concluir a proposta do grupo que será apresentada na assembleia de recuperação judicial da empresa, que precisa da aprovação dos credores para entrar em vigor. A reunião será realizada no dia 13.

Se a proposta não for aceita, a Justiça pode determinar a falência do frigorífico que emprega 800 pessoas em Estrela d’Oeste (a 14 quilômetros de Fernandópolis).

A assembleia foi marcada para outubro, mas acabou transferida para a próxima sexta-feira a pedido da empresa para a reformulação do plano de recuperação.

A proposta inicial, aprovada pelo juiz Adílson Vagner Balotti, previa o pagamento da dívida de mais de R$ 300 milhões em 20 anos. A possibilidade de rejeição fez com que os diretores da empresa pedissem mais prazo.

No requerimento feito à Justiça, a empresa afirmou que negociava diretamente com alguns dos credores e para reduzir valores e também o prazo para os pagamentos.

Apesar do pedido, nenhuma mudança no plano foi apresentada para o administrador judicial João Luiz Passetti, que vai organizar a assembleia e comandar a recuperação, caso ela seja aprovada.

Cada credor do Estrela terá direito a voto de acordo com o valor dos créditos habilitados no processo de recuperação judicial. Somente para pecuarista, o frigorífico deve cerca de R$ 60 milhões.

Pela lei que regula o processo, eles se enquadram, juntamente com os demais fornecedores de uma empresa, na categoria de credores quirografários, os últimos na lista de pagamentos.

A preferência no recebimento dos créditos é para instituições financeiras. Os créditos com bancos representam quase dois terços do total devido pelo frigorífico, que já acertou o pagamento de dívidas trabalhistas.

VOLTAR IMPRIMIR