04 de Fevereiro de 2010 - 13h:25

Tamanho do texto A - A+

Lenta recuperação do crédito dificulta reação das micro e pequenas empresas, revela Serasa Experian

Grandes empresas já saíram da crise, mas micro, pequenas e médias ainda enfrentam dificuldades

Por: Indicador Serasa Experian

Em janeiro de 2010, houve 132 pedidos de falência em todo o país, contra 124 em janeiro de 2009. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Dos 132 requerimentos verificados em janeiro último, 68% (90 pedidos) foram feitos por micro e pequenas empresas. Foi a maior incidência proporcional desde novembro de 2008, sinalizando que este porte ainda enfrenta dificuldades e não conseguiu se recuperar plenamente da crise.

O crescimento gradual do crédito para pessoa jurídica tem ocasionado um descompasso frente às necessidades de capital (das empresas) em um ambiente de crescimento econômico, e o requerimento de falência permanece sendo utilizado como pressão de cobrança, explicam os economistas da Serasa Experian.

Quanto às falências decretadas, houve 69 decretos em janeiro de 2010 (63 de micro e pequenas, e 6 de médias empresas), número superior aos 61 observados em igual mês do ano anterior. As grandes empresas, por sua vez, não tiveram nenhuma falência decretada no primeiro mês do ano, demonstrando terem saído definitivamente da crise.

Já as médias empresas exportadoras foram sensivelmente prejudicadas, devido ao baixo crescimento e recessão no exterior, além da valorização do real e da crescente concorrência no mercado de importação.

Os economistas da Serasa Experian acreditam que as dificuldades das empresas serão menores daqui para frente, com um avanço mais acelerado do crédito para os negócios, acompanhado de uma inadimplência menor.

*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.  

Serasa Experian

A Serasa Experian é  líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é  parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está  registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

VOLTAR IMPRIMIR