07 de Junho de 2010 - 10h:11

Tamanho do texto A - A+

Empreendedor, por Spyros Diamantaras*

Por: A Notícia

Considerada um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil, a Feira do Empreendedor, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina, Sebrae/SC, revelou que o empreendedor de hoje é uma pessoa mais qualificada e com maior consciência da complexidade de um negócio próprio. Ao todo, foram contabilizados 43.780 atendimentos em quatro dias de evento, tendo como resultado a abertura de aproximadamente mil empresas em Santa Catarina nos próximos 18 meses.

Ao capacitar formalmente 6.875 pessoas nos auditórios da Expoville, o Sebrae/SC registrou um aumento de 15% em relação à edição de Florianópolis, em 2008. Também houve um incremento de vendas de 40% das publicações técnicas, o que reforça o perfil delineado do empreendedor da atualidade.

Como uma das metas do Sebrae é facilitar o acesso dos catarinenses aos serviços oferecidos pela instituição, via internet e comunicação móvel, foram lançados três projetos durante a Feira do Empreendedor: o Varejo Fácil, o portal Rede Empresas (www.redeempresas.com.br ) e o Móbile Solutions. Enquanto o primeiro oferece um programa de capacitação empresarial a distância totalmente gratuito, o segundo insere micro e pequenas (MPEs) na cadeia de fornecedores de grandes empresas. O plano era cadastrar 1,4 mil MPEs e 20 grandes empresas nos primeiros 24 meses. Em apenas quatro dias de evento, ultrapassamos o número para 2,5 mil cadastros.

Já o Móbile Solutions é o novo canal de relacionamento e marketing com clientes. Com essa tecnologia inovadora, qualquer pessoa tem acesso gratuito às informações e novidades do Sebrae/SC pelo celular, além de poder se inscrever em cursos, palestras e eventos, como a Feira do Empreendedor, que recebeu cerca de 7 mil inscrições antecipadas.

Com esses números apresentados, chegamos à conclusão de que o Sebrae/SC cumpriu com seu objetivo, que era atender a todos. Apresentamos soluções tanto ao adolescente quanto ao aposentado, com atendimentos para formalizar desde o empreendedor individual, com diversas ideias para abrir novos negócios, até capacitação para empresas de até dois anos e também consultoria para empresas avançadas.

*Gerente de comunicação e mercado do Sebrae/SC

VOLTAR IMPRIMIR