15 de Abril de 2011 - 11h:10

Tamanho do texto A - A+

Consumo das famílias mantém força e economia avança em fevereiro

Ritmo de desaquecimento vem afetando muito pouco o consumo, diz Serasa Experian

Por: R7

O avanço do consumo das famílias brasileiras manteve a economia do país em ritmo de crescimento em fevereiro, segundo indicador divulgado nesta sexta-feira (15) pela empresa de análise de crédito Serasa Experian. O índice ficou em 0,7%, na comparação com janeiro; já em relação a fevereiro de 2010, a expansão foi de 6,5%.

- O ritmo de desaquecimento da economia é ainda incipiente, mesmo porque vem afetando muito pouco o consumo privado: a taxa anual de crescimento do consumo das famílias passou de 7% (resultado fechado de 2010) para 8,8% (crescimento acumulado no primeiro bimestre de 2011).

O resultado foi sustentado pelo avanço de 0,9% do consumo das famílias , além dos investimentos das empresas, que cresceram 8,5% - recuperando-se da queda de 6% verificada em janeiro.

A indústria avançou 3,9% em fevereiro, o setor de serviços teve elevação de 0,7% e o setor agropecuário cresceu 0,4%.

Segundo a Serasa, medidas adicionais, a exemplo da recente elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre empréstimos, deverão ainda ser tomadas por parte do governo, com intuito de provocar a diminuição do ritmo de expansão da economia. Isso deve recolocar a trajetória futura da inflação em linha com as metas do governo – de 4,5% no ano, com espaço para variar dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Ou seja, a inflação ficará dentro da meta mesmo se ficar entre 2,5% e 6,5% no ano.

VOLTAR IMPRIMIR