25 de Junho de 2007 - 15h:08

Tamanho do texto A - A+

Banco sugere aumento nas taxas de juros

Por: Valor On-Line

O diretor-geral do Banco de Compensações Internacionais (BIS), Malcolm Knight, disse ontem que aumentos dos juros pelos bancos centrais podem ser necessários para frear a expansão do crédito e da inflação.

Knight falou na Assembléia Anual Geral do BIS em Basiléia, na Suíça, que reuniu presidentes de vários bancos centrais mundiais. O executivo apontou o retorno da inflação, déficits em conta corrente e vulnerabilidades dos mercados financeiros como os riscos-chave para a prosperidade global futura e pediu que os bancos continuem com a "normalização dos juros pelo mundo".

"Por trás de cada preocupação está o fato comum de condições financeiras altamente expansionistas. Um aperto adicional na política monetária pode, então, ser necessário", disse.

"As autoridades devem continuar gradualmente normalizando o nível da política de juros conforme as condições domésticas permitirem. Isso irá ajudar a conter qualquer risco inflacionário", afirmou Knight no texto da do discurso feito na Assembléia.

Ele acrescentou que uma política monetária mais apertada também ajudaria a reduzir as vulnerabilidades do mercado financeiro ligadas a uma baixa precificação do risco.

Knight também advertiu da possibilidade de haver um "desabamento" no mercado imobiliário, o que traria risco considerável para a estabilidade financeira mundial. O BIS previu expansão acima de 4% para a economia mundial este ano, apesar das ameaças vindas do setor imobiliário americano.

VOLTAR IMPRIMIR